sábado, 8 de janeiro de 2011

Surdez e Prevenção




Surdez - o que é?

É a perda total ou parcial da audição, que pode ser unilateral ou bilateral. A surdez não afeta o desenvolvimento cognitivo do individuo, portanto ele pode ser surdo e ter uma vida normal como qualquer outro, exceto que sua forma de comunicação não é oral-auditiva, mas visual-espacial, através de uma língua de sinais.

O surdo não é mudo. O fato de ele não ouvir o faz ter receio de falar, por não saber modular sua voz, ou mesmo por não ter interesse em aprender a falar, por não ser natural para ele.

Culturamente, surdo é aquele que usa uma língua de sinais para se comunicar. Cientificamente, toda perda de audição é chamada deficiência auditiva.


Informações sobre surdez, suas causas e prevenção


A surdez pode ser:

Pré Natal – causada por problemas durante a gravidez, como falta de um bom acompanhamento pré-natal, nutrição inadequada (ou desnutrição) durante a gravidez, rubéola na gestante, uso de drogas e consumo de álcool, etc.

Peri Natal – traumas de parto.

Pós Natal – após o nascimento, como meningite, sarampo, otites recorrentes.


Das causas pós-natais, a surdez ainda pode ser:

Pré Lingüística: quando o indivíduo fica surdo antes da aquisição da língua oral auditiva (no caso do brasileiro, o Português). A surdez é chamada de pré-lingüística quando ocorre antes do terceiro ano de vida.

Pós Lingüística: ocorre após a aquisição da língua oral auditiva – dos quatro anos em diante. Quanto mais velha a pessoa, menos confortável ela se torna para aprender uma Língua de Sinais.


Prevenção:

O acompanhamento pré-natal pode ajudar a identificar muitos problemas e é uma forma de prevenção não só de surdez, mas de muitas outras deficiências no bebê.

Boa alimentação durante a gravidez, ingestão de vitaminas necessárias ao bom desenvolvimento do bebê também estão entre as formas de prevenção.

Atentar para as vacinas dos bebês e crianças. Ainda há crianças que sofrem com meningite e sarampo, por isso, convém que os pais ou responsáveis levem suas crianças para ser vacinadas corretamente.

Observar se a criança sente dores de ouvido. Otites que se repetem com muita freqüência podem causar perda da capacidade auditiva!


Precisamos cuidar de nossa audição também, pois a perda auditiva não ocorre apenas com crianças ou como seqüela de algum tipo de doença infecto-contagiosa.

Este é um cuidado que muitos não tomamos. Podemos perder a audição em um acidente, de forma brusca, ou perdê-la por causa de ruídos. A perda de audição é irreversível! Cuidado com MP3, fones de ouvido, exposição ao ruídos (shows, som elevado, máquinas sem EPI).

Alguns sintomas de perda auditiva incluem:
- Dificuldade para escutar em reuniões públicas, salas de concertos, teatros, local detrabalho, etc.
- Dificuldade para escutar a televisão e/ou telefone.- Dificuldade para entender a conversação em um grupo de pessoas.
Os indivíduos afetados por uma perda auditiva freqüentemente desenvolvem formas para tentar ouvir melhor em situações difíceis. Essas formas incluem:
- Pedir aos outros que repitam as falas.- Virar a cabeça de lado direcionando-a para os sons ou para quem está falando.- Elevar o volume da TV, rádio ou equipamento de som.- Evitar reuniões sociais.- Fingir entender a mensagem recebida.

Aparelhos Auditivos:

Os recursos para amplificação da audição não são tão antigos. O primeiro foi desenvolvido por Graham Bell, em 1886, a partir da mesma tecnologia do telefone. Apenas a partir de 1925 os aparelhos auditivos passaram a se parecer com o que conhecemos hoje, com níveis de amplificação.

Os aparelhos auditivos são um apoio, não cura da surdez ou deficiência auditiva. Ajudam a potencializar o resto auditivo, de modo que o individuo saiba tirar o melhor proveito de seu percentual de audição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário